segunda-feira, 29 de abril de 2013

Família fica alagada dentro da própria casa, em Teresina

Durante o período chuvoso em Teresina, a zona leste da capital é uma das mais afetadas em decorrência da falta de galerias para escoamento das águas das chuvas.

No bairro São Cristóvão algumas ruas se tornam verdadeiros rios, caudalosos e perigosos!

O vídeo mostra as garagens da residência do autor deste blog.
Chuva ocorrida na madrugada de segunda-feira, 29 de abril de 2013.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

PEC de Nazareno Fonteles encontra rejeição entre deputados do PT do Piauí

'Deputado cometeu um equívoco' - 26/04/2013 às 17h02
PEC de Nazareno encontra rejeição até mesmo de deputados petistas no Piauí
Supremo acusa o PT de está realizando uma retaliação ao resultado do julgamento do Mensalão

A PEC- Proposta de Emenda a Constituição apresentada pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que submete as decisões do Supremo ao Congresso, tem recebido duras críticas não só do judiciário do país, mas também dos parlamentares do estado. A medida do parlamentar tem repercutido negativamente na Assembleia Legislativa do Estado, onde a proposta do deputado não tem recebido apoio nem mesmo dos colegas petistas.

O deputado estadual Cícero Magalhães declarou que Nazareno cometeu um equívoco ao apresentar a PEC logo após o julgamento dos réus do Mensalão. Para Cícero, o cenário atual contribui para que o Judiciário acusasse o Partido dos Trabalhadores de está realizando uma retaliação ao STF - Supremo Tribunal Federal pela condenação dos réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.

A proposta, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar o ato do tribunal. Se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão, segundo o projeto, será decidida em um plebiscito.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) afirmou que a atual disputa de poder entre o Judiciário e o Legislativo é resultado da omissão do Congresso Nacional. “O que nós acompanhamos é que existem várias leis de interesse da população que precisam ser votadas e estão paradas. Nesses casos, o Supremo acaba fazendo o que é de responsabilidade do Congresso”, comentou.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou que a proposta que derrubar as decisões da Corte "fragilizará a democracia" caso seja aprovada. Barbosa afirma que o princípio da divisão entre os poderes existe para evitar conflitos.

Dep. Fed. Nazareno Fonteles (PT-PI), autor da PEC

Fonte: Portal 180graus

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cidades paraibanas repudiam atitude de Neymar por jogo no Piauí

Persona non grata | 24/04/2013 20:57
Cidades paraibanas repudiam atitude de Neymar
A câmera Municipal de João Pessoa deu ao craque o título de "persona non grata", enquanto a de Campina Grande emitiu uma declaração de repúdio ao atleta

João Pessoa - As autoridades de João Pessoa e Campina Grande, as maiores cidades da Paraíba, aprovaram nesta quarta-feira manifestações contra o atacante Neymar por supostas palavras xenófobas em jogo pela Copa do Brasil.

A câmera Municipal de João Pessoa deu ao craque o título de "persona non grata", enquanto a de Campina Grande emitiu uma declaração de repúdio ao atleta.

Os motivos para a revolta foram supostas ofensas de Neymar, que teria chamado de "paraíbas" os jogadores do Flamengo do Piauí, em uma partida da Copa do Brasil disputada na semana passada.

A acusação partiu do veterano atacante Lúcio Bala, que inclusive já defendeu no Peixe.

No entanto, o astro do clube paulista e da seleção brasileira negou qualquer incidente do tipo através de um comunicado divulgado na terça-feira em seu site oficial.

Os motivos para a revolta foram as ofensas de Neymar, que chamou de 
"paraíbas" os jogadores do Flamengo do Piauí, em partida da Copa do Brasil

Fonte: Exame.com

domingo, 21 de abril de 2013

Mamífero pré-histórico recebe nome em homenagem ao Piauí

Cientistas batizam mamífero pré-histórico descoberto em homenagem ao Piauí
Em 21/04/13, 16:29

Um novo mamífero pré-histórico cujas ossadas foram descobertas na região de São Raimundo Nonato homenageia o Piauí e a Serra da Capivara em seu nome. O Piauhytherium capivarae é uma nova espécie de mamífero de grande porte, da família dos Toxodontes, semelhante a um rinoceronte e com hábitos aquáticos, tal qual os atuais hipopótamos.

A descoberta foi realizada pelos pesquisadores Claude Guérin e Martine Faure, da Universidade Claude Bernard-Lyon 1, na França, que trabalham em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) desde as primeiras publicações paleontológicas sobre a região, na década de 1990. A dupla dedicou seu estudo à arqueóloga Niède Guidon.

A escolha do nome homenageia primeiramente o estado do Piauí (“Piauhy–“) e é terminado em “-therium” que significa fera, besta ou animal selvagem. Já a segunda parte do nome, “capivarae”, refere-se à Serra da Capivara, por ser a localidade de descoberta da maioria dos fósseis deste animal. O achado foi publicado no final do mês de março no periódico científico internacional Geodiversitas.

Alguns fósseis encontrados na Serra da Capivara

Segundo os autores da publicação, este novo gigante pré-histórico está presente em nove sítios do nordeste brasileiro, sendo que os principais são a Toca do Gordo do Garrincho, no município de Coronel José Dias, as Lagoas do São Vitor e do Quari, ambas em São Raimundo Nonato, e a Lagoa dos Porcos, em São Lourenço do Piauí, todos na região do Parque Nacional Serra da Capivara. Juntos, os sítios analisados permitiram reunir mais de uma centena de restos fósseis deste novo mamífero. 

A detalhada comparação realizada pelos pesquisadores demonstrou que o esqueleto de Piauhytherium capivarae é consideravelmente diferente do de outra espécie proximamente aparentada a ele: Toxodon platensis. As diferenças mais evidentes verificadas residem na forma de regiões específicas do crânio e dos dentes. 

A partir das descobertas fósseis os estudiosos puderam elaborar hipóteses sobre alguns aspectos da (paleo)ecologia destes gigantes extintos. Em parte dos sítios paleontológicos analisados os cientistas encontraram indícios de que Piauhytherium capivarae e Toxodon platensis habitaram algumas localidades geográficas em comum. Este dado é bastante curioso, pois sugere que estas duas espécies de animais relativamente semelhantes competiam por recursos de um mesmo território, como água e os vegetais que constituíam sua dieta.

A descrição desta nova espécie reforça o potencial paleontológico do nordeste brasileiro e demonstra que as pesquisas nesta região podem ser bastante frutíferas e que há muito a se explorar. 

Ilustração de um toxodonte, como o Piauhytherium capivarae.


Fonte: Portal Cidade Verde com informações do Portal Serra da Capivara

sábado, 20 de abril de 2013

Parafuso com 300 milhões de anos é encontrado na Russia

Parafuso encontrado na Rússia com aproximadamente 300 milhões de anos

Cravado nas rochas e medindo aproximadamente 2 centímetros de largura o artefato está assombrando os pesquisadores.

O parafuso foi encontrado durante escavações em 7 de outubro de 1996 e só foi divulgado em agosto de 2012 por uma publicação de um tabloide grego.

Porém, alguns blogueiros dizem que se trata de um fóssil de um lírio-do-mar ou crinoide, animal marinho da classe dos equinodermos.

Parafuso poderá mudar a história da existência humana 
Fonte: Internet

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O mistério das pirâmides submersas

Há quase 20 anos, cientistas e mergulhadores têm estudado o que seria a maior descoberta arqueológica do planeta, até que se depararam com destroços de uma cidade submersa, que pode ter mais de 10.000 anos de idade.

Depois de muita pesquisa, eles descobriram várias estruturas enormes incluindo uma pirâmide muito semelhante às dos astecas e maias, que possuem cinco andares e são alinhadas tendo como base os pontos cardeais.

Ainda é um mistério, mas pode ser que tenhamos descoberto uma civilização muito antiga, com data de aproximadamente 6.000 a.C..

A suposta cidade está localizada no mar na costa do Japão e conta com muitas provas de que foi construída por humanos. Como por exemplo, escadarias, rampas, desenhos em rochas e outros detalhes.

Mais interessante ainda é que, quando as fotos foram divulgadas, muitas dúvidas surgiram, de vários perseguidores, sobre como a cidade submersa havia sido construída, se era obra humana ou se era simplesmente natural. Os que negavam ser obra humana, defendem a ideia de que o formato e os ângulos das construções foram feitos pela natureza, já os que acreditam ser uma construção humana, alegam que  o mar de Yonaguni, onde está localizada, é a tumba de uma civilização mais antiga que a do próprio Egito.

Talvez as discussões parassem por aí se não fosse por um terremoto que ocorreu em 1998 e que revelou o surgimento de novas edificações, desta vez, na forma de zigurats, parecidos com os da Mesopotâmia e que podem ser a construção mais antiga já feita. Em vários monumentos, foram encontrados vários desenhos e escritas, além de algumas ferramentas e até uma escadaria. Acho que isso fez com que a ideia de formação natural fosse por água abaixo.






Acesse o link e veja o vídeo no YouTube


Fonte: Blog minilua

Formação única deixa montanhas coloridas na China

18/04/2013 13h15 - Atualizado em 18/04/2013 13h18
Formação única deixa montanhas coloridas na China; veja fotos
Parque Geológico Zhangye Danxia recebe cada vez mais turistas.
Desenhos foram sendo criados durante 24 milhões de anos.

Do G1, em São Paulo


Elas parecem ter sido pintadas à mão, mas são obra de milhões de anos de ação geológica.

Multicoloridas, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia chamam a atenção dos turistas cada vez mais numerosos que vão até a província de Gansu, no norte da China.

Esse tipo de geomorfologia única, encontrada apenas na China, consiste em formações de arenito e outros depósitos minerais que foram se acumulando por mais de 24 milhões de anos.

O movimento da crosta terrestre, junto com fatores externos, como vento e chuva, foram criando camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões.

Não muito conhecida, a cidade de Zhangye está chamando a atenção dos turistas que querem ver de perto essa paisagem curiosa.

Passarelas e estradas estão sendo construídas ao longo das montanhas para encorajar os visitantes a explorarem a área.





Fonte: Globo.com

terça-feira, 16 de abril de 2013

Fóssil de jabuti gigante é encontrado no Acre

Fóssil de jabuti de 8 milhões de anos é apresentado por universidade do Acre
16 de abril de 2013 | 18h 21

As comemorações dos 30 anos de atividades do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) começaram nessa terça-feira, 16, com a apresentação da sua nova estrela da coleção fóssil: um jabuti gigante, medindo aproximadamente 1,65 metro de comprimento, 90 centímetros de largura de carapaça e um metro de altura. O gigantesco animal, pertencente ao gênero Chelonoidis, viveu durante o período chamado "Mioceno Superior", há cerca de oito milhões de anos. Seus fragmentos fósseis foram coletados em 1995, no Alto Rio Acre, em área do município de Assis Brasil, e montados nos últimos anos, com auxílio de elementos artificiais que representam as patas e a cabeça do jabuti.

"Possivelmente, esses jabutis gigantes, cujo hábitat foi a América do Sul, tenham sido os ancestrais diretos dos animais da mesma espécie, também de grandes dimensões, mas não tanto, que hoje podem ser encontrados apenas nas Ilhas Galápagos", explicou o professor Edson Guilherme, doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro da equipe do LPP.

Para Guilherme, "esta descoberta é muito importante, porque nos ajuda a entender como era a vida na região amazônica no passado e mostra, de certa forma, que foram da América do Sul que saíram os primeiros jabutis gigantes que colonizaram as ilhas remotas do Oceano Pacífico".



Fonte: Estadão

terça-feira, 9 de abril de 2013

Audiência Pública sobre crueldade aos animais de produção

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA CRUELDADE A QUE OS ANIMAIS DE PRODUÇÃO SÃO EXPOSTOS EM ABATEDOUROS MUNICIPAIS E ESTADUAIS LEGALIZADOS DO PAÍS. (Requerimento nº 187/2013, do Deputado Ricardo Tripoli).

Local: Anexo II, Plenário 08
Data: 09/04/2013


Presidente nacional do Partido Verde, deputado federal José Luiz Penna (PV-SP) fala sobre o tema.



http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/videoArquivo?codSessao=43749

Fonte: Câmara dos Deputados

terça-feira, 2 de abril de 2013

Petição pela criação de delegacias de proteção aos animais

Assinem minha petição pela criação de delegacias especiais de proteção aos animais, no estado do Piauí.

Acessem o link abaixo (antes das fotos) que será redirecionado para o site da Avaaz. 

Texto da Petição

No Piauí existem poucas instituições que defendem e protegem os animais, principalmente os abandonados! Sabemos que o contingente do Batalhão de Policiamento Ambiental, da PM-PI, é pequeno para exercer sua função em todo o território piauiense. Portanto, pedimos a criação de uma delegacia especial para penalizar os crimes de maus-tratos aos animais!

Por que isto é importante

Na Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), em seu Art. 32, da SEÇÃO I - Dos Crimes contra a Fauna, do CAPÍTULO V, diz que "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa".

http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_delegacias_de_protecao_aos_animais_no_Piaui/?cLSoDab


João, um cão que tinha sido abandonado. Foto: Hugo Prado